segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Eu sou mais que um rostinho bonito!

Uma das célebres frases que os gordos (especialmente as gordas) costumam ouvir com freqüência é: “mas tu tens o rosto lindo”. Essa frase sintetiza tudo, como se o rosto fosse a única coisa que se salve no gordo. E eu estou cansada. Não quero mais ouvir esta frase.

Em primeiro lugar, porque muito antes de um rosto bonito, sou dona de um cérebro pensante e de um generoso coração, dotes que acho bem mais louváveis e, até mesmo, muito mais em falta no mercado. Depois, porque não quero mais ser gorda. Aliás, gorda não. Obesa. Meu IMC (índice de massa corpórea) há muito deixou o sobrepeso para trás.

Sempre tive problemas de peso. Na primeira infância, magricela, me entupiram de remédios e vitaminas para abrir o apetite. O resultado (desastroso) só surgiu com os hormônios da adolescência. E daí em diante eu sempre fui gordinha. Alguns momentos de amor próprio e vaidade, evidenciados em dietas, sempre fizeram o peso ir e vir. Mas como o bom efeito sanfona, cada vez que os quilos me retornam, eles vêm multiplicados.

Sou compulsiva, como por compensação e ansiedade. Minha terapeuta uma vez me disse que os gordos são pessoas inseguras, que se escondem debaixo da própria gordura, querendo se proteger de sofrimentos. Eu até concordo com o insegura, mas a gordura é que me causa muitos sofrimentos. E eu não os quero mais pra mim.

Às vezes acho que, no meu caso, só uma cirurgia de estômago, resolveria. Mas, embora conheça casos de sucesso, tenho muito medo. Moderadores de apetite, antidepressivos... tenho medo. Quem foi mesmo que já me chamou de guerreira?

É, pode parecer que eu esteja querendo um milagre, mas não. Quero mudar. Euzinha, aqui dentro. De verdade e pra sempre. Não tenho muitas ilusões, jamais serei capa da Boa Forma. Mas quero minha auto-estima de volta. Quero um corpo harmônico com o que penso e o que digo. Sei que o caminho não é nada fácil (ei, de caminhos tortuosos acho que tenho alguma experiência!). Mas, de algum modo, quero começar.

Sugestões, cardápios ou uma simples forcinha são bem-vindos.

11 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!
É isto aí! Força guria!
A primeira dieta é na cabeça, e esta pelo jeito tu já começou .....
bjs

Isabella disse...

Dinha, eu sou como você, fui gordinha desde criança e luto contra a balança desde sempre. Agora estou iniciando mais um regime, dessa vez com moderador de apetite porque passei de todos os meus limites. Depois disso vou procurar uma nutricionista, até já identifiquei uma ótima. Espero que dessa vez seja definitivo. Força prá você e, se quiser trocar figurinhas sobre dieta, pode me mandar e-mail porque sou expert nesse assunto, tá? Beijo, boa sorte!

Anônimo disse...

Dinha, vou tomar a liberdade de te mandar um e mail, tá? Te dou toda força do mundo!! O importante é se sentir feliz, e pra quem quer e consegue, esta é uma grande realização!!
bjs

Eva disse...

Oi Dinha, por maior que seja a caminhada ela começa com o primeiro passo e esse você já deu.
Em pouco tempo que conheço você (já viu que enxerida, futuco no seu blog e acho que sou sua conhecida :P)percebi que você tem uma garra enorme. Tenho certeza que se você quer emagrecer você conseguirá.
Eu não lembro quem me falou desse blog:http://www.meuemagrecimento.blogger.com.br mas é bem interessante a experiência dela, e sem remédios e sem redução de estomago.

Anônimo disse...

Oi Dinha
Passei para te dar um beijo.
E também vou te mandar um e-mail

Um grande beijo.

Cassandra

Anônimo disse...

Dinha, força para você!!!
Com certeza vai conseguir!!!
Beijo grande,

Rose disse...

Dinha, também estou nessa luta contra a balança, sempre estive nela...
Estou em dieta há alguns dias tomando um composto de chás de reduz o apetite, como é natural, não me faz mal...
Espero que consigas, você é sim uma guerreira e tens muito mais que um rosto lindo!
Tens um lindo coração...
Beijos

Anônimo disse...

Dinha, aposto que a dica que eu queria te dar - Vigilantes do Peso - a Greice deve ter te passado por e-mail.

Força, que emagrecimento é uma longa caminhada, com alguns passos adiante e outros para trás, mas o importante é caminhar...

Beijos de uma ex-gordinha...

Anônimo disse...

Dinha, aposto que a dica que eu queria te dar - Vigilantes do Peso - a Greice deve ter te passado por e-mail.

Força, que emagrecimento é uma longa caminhada, com alguns passos adiante e outros para trás, mas o importante é caminhar...

Beijos de uma ex-gordinha...

Alessandra disse...

Oi Dinha,
Acho que o principal na dieta é a força que vc tem. Um metodo que parece bem real e que funciona mesmo é o Vigilantes que as meninas já falaram. Pq lá além de cuidar do seu corpo vc tb cuida da cabeça nas sessões semanais.
Beijos e espero que vc consiga !

Anônimo disse...

É garota, não é fácil! Assim como vc tbm estou nessa luta,quem sabe juntas conseguiremos sair desse pavor que nos atormenta!Pensamento positivo.
Bjo!
Alê