sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Reta final

É aquela velha história, prestes a acabar o ano a gente sempre comenta o quanto ele passou voando... E não foi? Pra mim este foi um ano de muitas provações, o ano que chamo de montanha-russa. Mas chego ao fim dele de pé.

Tem um texto que li há muitos anos numa revista feminina e que amei logo de cara. Ele nunca perde sua atualidade. Só lamento que na época, não peguei o nome da jornalista, autora do mesmo. Sempre gosto de compartilhá-lo. E esta é uma época mais do que adequada.

12 DECISÕES PARA O RESTO DA VIDA

Se aprendi alguma coisa no ano que passou foi ser paciente e sonhar. O sonho, para mim, nada mais é do que o desejo firme e consciente de realizar algo, é onde tudo começa. Paciência é deixar o sonho se realizar. O ano que passou foi difícil, mas foi bom. Todo mundo já viu esse filme. Para mim, 97 foi complicado porque, depois de passar algum tempo vivendo no exterior, voltei ao Brasil e mudança sempre dá trabalho. Além disso, me separei do homem que amei durante dez anos e que é o pai da minha única filha. Quando o conheci tive a certeza de que ele era o homem com quem iria dividir o resto de meus dias. Estava enganada.


No entanto, apesar da sensação de fracasso e perda que toda separação traz, entendi que não se pode lastimar eternamente o que passou. O tempo não pára, já dizia Cazuza. Se nós não vamos envelhecer juntos, sob o mesmo teto, temos em nossos corações a certeza de que vivemos um grande amor e o fruto desse amor floresce diante de nossos olhos: ambos amamos e queremos o melhor para nossa filha. Temos uma história e uma vitória em comum. E isso o tempo não apaga.


O ano passou rápido demais, me disseram alguns amigos. Não tenho tanta certeza: às vezes, quando estamos tristes, o tempo não caminha tão devagar que quase não o vemos passar. E foi através desse exercício de paciência que aprendi 12 lições que gostaria de nunca mais esquecer.

1. Pedir ajuda: É importante pedir ajuda ao meu anjo da guarda, a um amigo, a um profissional. Ao pedir, abrimos um canal de comunicação e energia.

2. Meditar: Com certeza, a meditação é o caminho mais seguro para o crescimento.

3. Perdoar:
Todos temos alguém ou algo para perdoar, inclusive em nós mesmos. Quando perdoamos, eliminamos uma energia negativa que alguns chamam de carma e a vida flui com mais leveza.

4. Cuidar do corpo: Meu corpo é meu templo. Cuidar dele eleva minha vibração vital e me deixa sintonizada com o resto do universo.

5. Encontrar meus mestres: Existem sempre novos caminhos a trilhar e aceitar a orientação dos mestres nos ajuda a entender nossa missão na vida.

6. Canalizar conhecimentos e sabedoria: Saber como utilizar novos conhecimentos abre portas e nos conduz a ideais cada vez mais elevados.

7. Viver o agora: É impossível viver de lembranças do passado ou de previsões para o futuro. Cada momento merece ser vivido intensamente.

8. Criar espaços:
Fazer da realidade uma projeção do nosso desejo é libertar-se de velhos hábitos e criar espaços para que o novo se manifeste em nossa vida.

9. Acreditar: Acreditar é relaxar, ter fé e deixar que a vida aconteça sem pressa, naturalmente.

10. Abençoar: Agradecer cada situação da vida, por mais difícil que ela pareça é uma benção. Aceitar é aprender a viver.

11. Visualizar: Projete sempre uma luz branca iluminando o alto de sua cabeça, seu chacra mais elevado e deixe essa luz inundar sua essência com uma energia clara, forte e amorosa.

12. Amar: Amar incondicionalmente é uma forma de compartilhar a beleza que existe dentro de cada um de nós com todas as pessoas que nos tocam. Coloque amor numa situação difícil e veja como ela se transforma em algo positivo.

Finalmente, acho que tudo isso só vale a pena se a gente puder ajudar alguém com uma palavra, um sorriso, um gesto. Muita gente me pergunta como sobrevivi, com alegria, às dificuldades que passei. Foi assim: tentando aprender alguma coisa todo dia e sabendo que todos passamos por dificuldades. E, principalmente, acreditando que é muito mais generoso rir do que chorar.


Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário: