terça-feira, 9 de junho de 2009

O direito à liberdade e autonomia

Desde que soube da paralisia do Caio e comecei a perceber a imensa dificuldade que ele tem para se manter sozinho, em pé ou sentado, eu tive medo do dia em que eu precisaria encarar uma cadeira de rodas.

Para mim ela representava o fim.
Fim dos sonhos, da esperança de vê-lo caminhar.
Fim do direito dele de ser visto como "igual".
Fim dos motivos pelos quais a gente quer continuar lutando.

Ainda bem que a vida é um aprendizado sem fim.
Este ano Caio foi presenteado com uma cadeira adaptada pela AACD. Gratuitamente. Nova. Sob medida para ele.
Quando nos ofertaram fiquei muito feliz!
Caio já vinha a tempos mal acomodado nos carrinhos de bebê. Afinal, ele não é mais um bebê!

E ela chegou.
Confesso mais uma vez que tive medo.
Como seria para mim enfrentar essa nossa realidade? Meu filho, um cadeirante.

Pois posso dizer que já a amei no primeiro dia.
Uma querida amiga me alertou: ela não é uma prisão, é liberdade!
Nada mais certo!

Caio agora tem autonomia.
Senta ao computador para brincar e interagir sozinho.
Vai às festas de aniversário e pode ficar junto às demais crianças, na mesa do bolo.
As crianças se aproximam mais dele, pois ele agora não está mais no colo de alguém, mas livre, na altura delas. E elas podem conduzi-lo por onde for.
Ele cansa menos, interage mais.
Ele é, definitivamente, um menino com liberdade!

E os sonhos continuam aí.
Caminhar talvez.
Uma escola, uma faculdade.
Amigos, uma turma, uma vida própria.
Na cadeira ou não.
Mas feliz... e livre!




E é por saber da importância que uma cadeira significa para o bem estar e até mesmo para as possibilidades de reabilitação que convido você, que visita esse blog, a colaborar para que JP, um menino com os mesmos 4 anos que o Caio, tenha o direito à sua cadeira de rodas, lá em Portugal. JP está há 3 (!!!) anos na fila de espera e nada! Sua mãe iniciou uma petição pública. Precisamos de 7.500 assinaturas. Se você nos lê, torce por nós, nos dê esse presente. Ajude o JP a ficar tão feliz, tão livre para a vida quanto o Caio.
Acesse aqui e assine a petição. Passe adiante. E receba desde já nosso profundo agradecimento!

3 comentários:

Maira disse...

Querida já faz um tempinho que não passava aqui, mas hoje vi esse seu post e tive que comentar e ti falar que tb. vou por o link lá no meu blog.
Bjs.

Karla disse...

Acompanho o JP pelo blog e ja assinei! Liberdade pras nossas crianças! Beijos!

Eva disse...

Assinada e confirmada.

O Caio está com o sorriso cada dia mais cativante.

Bjs