quinta-feira, 4 de junho de 2009

Uma pergunta sem resposta

Acho que fazia uns dois anos que não acontecia. Mas essa semana aconteceu de novo.
Estávamos na cama, eu, Yuri e Caio, assistindo TV.
Daqui a pouco, enquanto observava o Caio brincar, Yuri me pergunta:

"Quando vai acontecer, mãe? Quando o Caio vai melhorar e conseguir fazer as coisas?".

Claro que ele não sabe, mas acho que poucas coisas me machucam mais.
Porque este não ter resposta me angustia, me dói, me revolta.
Tento pensar que afinal assim é a vida de todos nós. Ou alguém tem profeticamente como 100% certo tudo o que lhe acontecerá amanhã, mais tarde, no futuro?
Ninguém tem.

Mas no caso do Caio tudo nos leva a ver o não.

Ele não fala.
Não caminha.
Não consegue brincar normalmente com outras crianças de sua faixa etária.
Não vai à escolinha.
Não faz.

Tenho muito medo de que as conquistas que ele teve até hoje, tão significativas para seu histórico médico, sejam o ápice daquilo que ele pode alcançar. Talvez ele já esteja no topo e eu não queira ver isso.

Ainda assim, respondi pro Yuri que não temos como saber.
Que seu irmão é um menino muito valente, forte e determinado, pois já venceu muitas barreiras consideradas praticamente impossíveis.
Que certamente ser do jeito que ele é hoje é uma grande vitória. Mas que ele ainda pode, talvez, vir a conquistar mais. Que nós fazemos tudo o que podemos para que isso aconteça, mas principalmente amamos, lutamos junto e acreditamos.
Que a ciência está evoluindo e pode vir a ajudar muito o Caio.

Yuri me respondeu.
"Eu sei que vai acontecer mãe. Só queria que fosse logo."

Que os anjos digam amém ao que teu puro coração deseja, meu filho!
Assim seja.

2 comentários:

Karla disse...

Me fez chorar... Já que ele não vai pra escola, alguém fica com ele nesse período né... não sei ele tem atividades a todo momento mas posso te sugerir um método que na minha opinião pode ajudá-lo a falar. Aplicamos ele com o meu mano sem saber... e depois que lemos começamos a aplicar mais profundamente. Chama son-rise. Ja ouviu falar? Tenho a apostila e posso te passar por email. Tenho um power point explicativo tbm. A homepage é: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/

Eu sei que seu filho não é autista mas talvez ajude no processo da fala, coordenação motora, etc. Muitos pais de autistas tiram seus filhos da escola pra aplicar o método o dia todo.

Lu começou a falar com 5 anos. Começou trocando letras e etc. Começou a andar, parou de andar e dpois andou de novo... aos 8 regrediu e engatinhava de vez em quando, no meio do shopping, de lugares publicos, ao invés de andar. Eu acredito muito nas nossas crianças, questionamento é normal. Entendo você em tudo e me emociono com seus posts. O yuri é o cara, ele é o melhor irmão do mundo. O Caio é um guerreirão mesmo! A mamãe dele é demais, sem palavras! Estou torcendo por vcs! Beijos!

Anônimo disse...

O mais importante vocês já tem, que é a vida abençoada de seu filho e tenho certeza de que ele é muito feliz apesar das limitações. Ele tem uma família que o ama muito e ele sabe disso. Ele sempre aparece sorrindo nas fotos, é um menino lindo! Não importa onde chegou ou onde vai chegar, o que importa é o brilho em seus olhos e a felicidade que transmite à todos. Por que todos tem de ser igual à maioria?
Tenho um filho de 3 anos que tb não fala, não senta, não anda, mas é a coisa mais gostosa do mundo! Sempre está sorrindo e feliz da vida! e saber disso me deixa por demais feliz
Deus abenções ainda mais todos vocês
http://paralisiacerebral.blog.terra.com.br/