terça-feira, 14 de setembro de 2010

A inclusão nossa de cada dia

Que a inclusão é uma luta, todos sabemos.

O que nem sempre nos damos conta, que é uma luta que começa dentro de cada um de nós. Quando nós aceitamos as diferenças, dificuldades e deficiências de alguém. Não como fardo, não como peso, como impeditivo ou como barreira. Mas apenas como uma outra condição.

Sei da deficiência e das limitações do meu Caio. Mas vejo muito antes disso... vejo meu filho! Na condição que ele é. E como mãe, meu papel mais importante é lutar pela felicidade dos meus filhos, dos dois. No caso do Caio é incluí-lo nos momentos mais gostosos da vida também. Nem só de terapias, medicações e medicina vivemos.

Sábado agora tivemos mais uma deliciosa festinha de aniversário, dessa vez o primeiro aninho da nossa amada Gabriele. Caio estava muito animado e me pareceu que ele podia e queria curtir a festa ao máximo. Então eu e minha mãe o levamos para o play para brincar. Claro, ele precisa de ajuda. Mas pode se divertir muito... as fotos não me deixam mentir.

Olhares de espanto sempre existirão. Nem sei se eles diminuiram ou se tornaram menos importantes para mim. Importante, fundamental mesmo é ver o rostinho feliz do meu filho, se sentindo parte integrante daquela criançada gritona, correndo, fazendo a maior folia... do jeito dele, dentro das suas possibilidades, ele também fez!

Relembro de tudo o que já passamos. Dos piores prognósticos não confirmados, de uma criança completamente vegetativa. Penso como cada movimento, cada resposta que o Caio nos dá, por menor que seja... quão grandiosa ela se torna! E nada me orgulha mais do que ver que conseguimos fazer dele uma criança feliz! Em ocasiões assim, não enxergo a criança deficiente. Vejo o menino alegre, seguro porque sabe do amor que lhe dedicam. O menino de 5 anos que não sabe andar, que mal sabe falar... mas que sabe tirar da vida as maiores lições, os melhores momentos... E, acreditem, dentro do meu coração de mãe, não existe quentinho mais gostoso.





3 comentários:

Jô disse...

Que fotos mais gostosas, delícia ver ele tão feliz assim!! Isso sim vale a pena.

Beijo enorme pra vcs.

Anônimo disse...

E quem vai dizer que ele não curtiu a festa???? hehehehe
lindo da dinda!

Karla Coelho disse...

Você pensa como eu... antes do Lu ser estar autista ele está criança e depois vai estar jovem e depois adulto... temos que fazer de tudo pra eles se sentirem felizes e tratá-los como qualquer criança... Lu brinca de tudo, do jeito dele mas brinca e tbm ganha as mesmas broncas que ganhei quando era criança... tudo igual e ele tem evoluído e se mostrado cada vez mais guerreiro e mestre! Essas crianças especiais vêm pra nos ajudar a evoluir, não só a gente como todos a nossa volta! Obrigada por compartilhar seus relatos e fotos tão gostosas comoe estas!

Beijos!