segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Escolhas difíceis

Pois é... então que a história da escolha da escola ainda não está definida.
Nossa, é tão difícil... ouço opiniões diversas e contraditórias e não sei para que lado devo ir.
Em princípio, tudo certo para ele ir ao Nei Gomes. Mas a fonoaudióloga da ACADEF, que tem acompanhado o Caio ao longo desse ano, me diz que a escola não está com boas condições. Que está enfrentando salas de aula com superlotação e, por isso, não está conseguindo promover o ensino a que se propõe. E insiste que o Caio deveria ir para uma escola regular.

Eu, por mais que queira e sonhe tanto para ele, não o vejo em condições de estar numa escola regular. Minha psicóloga me diz que eu estou superestimando o Caio e seu potencial, estou superprotegendo-o de forma que pode prejudicar seu desenvolvimento... Que eu preciso romper o meu cordão umbilical que me une à ele. Que devo trabalhar por sua autonomia. Decepções e dificuldades sempre existirão, mas eu não posso deixá-lo numa redoma para evitar essas vivências que, afinal, também virão para o crescimento dele.

Então recebi uma tarefa... devo visitar mais escolas, conversar, pesquisar. E aí sim tomar a decisão. Por ora, estou cada vez mais indecisa e confusa. Quero o melhor para meu Caio, com certeza. Mas não sei por onde ir. Peço mais uma vez que Deus me ilumine com a sabedoria, a maturidade e até mesmo os instintos necessários para escolher a melhor escola.
A única certeza é que ano que vem tem mais um estudante aqui em casa...

----

Na mesma linha, Caio tem sinalizado que não quer usar mais fraldas.
Tem ficado com ela seca por vários períodos e quando vai ao banheiro, faz o número 1 e número 2! Conversando com a equipe que o acompanha na ACADEF, tudo foi muito comemorado. E nos foi dito que, então, precisamos ir adiante. Se Caio sinaliza que não quer usar mais fraldas é porque ele entende, sente-se desconfortável, etc. Está na hora que eu comece um treinamento mais intensivo, acreditando no potencial dele, para tentar, quem sabe, um desfralde.
Como já postei dia desses, eu não imaginava viver isso com o Caio tão "cedo".
Como já escrevi ali em cima, me dizem que eu mesma superestimo a capacidade do Caio. Não é porque não fala que ele não pode realizar outras atividades, como ir ao banheiro, por exemplo.
De segunda tarefa que eu recebi (além da pesquisa em escolas diversas), está treiná-lo mais, permitir que ele fique sem fraldas em dias quentes, comece a condicioná-lo mais vezes a ir ao banheiro.
Ele vai fazer xixi na roupa, na cadeira.... claro! Mas devo estar pronta, porque é normal a qualquer criança. No caso dele, claro, a paciência, o estímulo e o treinamento devem ser maiores.

Então, lá vamos nós.
Desafios cade vez maiores para o Caio e, especialmente, para a mãe dele.

2 comentários:

cecisantiago disse...

Oi Dinha, acabei lendo seus últimos posts sobre Caio todos de vez, agora. E uma coisa me veio em mente: não sei porque tanta demora em encaminhar os bêbes pra estimulação precoce. TRabalho nesta área e ficou ainda surpresa. MOro em Salvador e minha vizinha está com uma sobrinha de Curitiba, se não me engano, que está vindo pra cá para um tratamento com sua filhinha de 02 anos que tem PC e que também vinha sendo quase nada estimulada por lá. POr insistência da mãe começou uma fisio...o lugar aqui chama NACCPC (acho que é assim que escreve...). Ganhou prêmio da UNICEF, tem um jeito de trabalhar a musculatura com ajuda da gravidade, esteiras pra fortalecer as pernas etc. Não conheci o local ainda pessoalmente, mas tenho visto excelente progresso nesta pequena!! E nunca tinha ouvido falar antes delas virem aqui para o prédio, como pode? Beijo, Cecília

Luiza Coelho disse...

oieeee! Que noticias felizes... Aê Caio, quantos progressos e sabemos que 2010 está se encerrando com chave de ouro e que as expectativas pra 2011 são as melhores... parece que papai Noel veio adiantado hã? Vai pra escola e vai deixar a fralda de lado... quanta economia, quanta felicidade, quanto crecimento! iupiiiiiiiiiiiii muita comemoração pra você! Estou tão feliz e orgulhosa!

Agora pra mamãe algumas tarefas dificeis como essa separação meio dolorida mas que é pro bem de todos... ver os filhos crescendo não é fácil não mas é lindo! Procurar escola... hmm, uma novela mas que vale a pena! E quanto a deixar sem fralda e limpar as vezes... lembremos da belíssima campanha do omo: se sujar faz bem!

Ai quantas noticias lindas!

Passa lá no blog do Lu e Lê o texto do disbiciclético:

http://www.estouautista.com.br/index.php/2010/08/27/disbicicleticos/

Vale a pena!

beijos