sexta-feira, 23 de março de 2012

Dias de Santo Antônio

No fim, deu tudo certo.
Foi, como o previsto inicialmente pela primeira neurologista, 3-4 dias de exames. Entramos segunda pela manhã, tivemos alta na quinta à tarde.
Teve os desconfortos típicos de internação, Caio se aborrecia com a falta de sua rotina, com os horários por demais regrados de alimentação - e da falta dela quando precisou ficar em jejum para a anestesia geral da ressonância magnética. Mas o que vale é que o resultado final foi bom.

Caio não vai operar por agora. Podemos seguir com revisões anuais no neurocirurgião (já disse que adorei ele? Vinha nos ver todas as manhãs e todas as noites, muito atencioso!).
O problema do Caio é mais simples e pode não ser.
É a Síndrome de West.
Inicialmente foi proposto um ajuste na atual medicação e controle com novo eletroencefalograma dentro de 45 dias. Caso não seja suficiente, já há a previsão da troca de uma delas (a mais antiga, que Caio usa desde os 7 meses de vida).

O neurocirurgião disse que devo ser realista. Que a Síndrome de West ainda pode limitar muito, especialmente o cognitivo do Caio. Ao mesmo tempo, me disse que ele tem lesão numa área cerebral que ainda pode ser passível de mudança, evolução. O segredo? Ter os pés no chão, mas não desistir, estimular sempre. Sem querer parecer "cheia", é o que eu tenho feito desde o primeiro minuto que Caio veio ao mundo.
Ser realista? Isso pode gerar um post inteirinho... O que é ser realista para um menino que, com todas as suas limitações, contraria os piores prognósticos médicos?

Eu volta e meia falo da minha teimosa fé. Caio é um teimoso, um obstinado pela vida.
Deus foi bom. Mais uma vez.
Agradeço a todos que oraram, mandaram mensagens, telefonaram, foram nos visitar! Essa corrente de boa energia é o bem mais precioso que Caio me ensinou o devido valor.

E deixo umas fotinhos porque a internação serviu, entre outras coisas, para ir tirando mais um pouquinho do meu "pavor" por hospital. Não, ninguém gosta. Mas dá para ser humanizado. Não é à toa que o Hospital da Criança Santo Antônio é referência. Por lá passam muitas doenças graves e atípicas. Mas seus corredores e espaços ainda priorizam o que há de mais lindo em tudo isso... a infância...


Vista do nosso quarto... Linda Porto Alegre!

Quarto impecavelmente branco, Caio foi encher de cor!

Na Brinquedoteca, onde ele se distraia um pouco



Sair para passear nos corredores era sua felicidade!

Identificação dos quartos desenhados pelos próprios pacientes!

Caio gostava mesmo era de ir ao janelão do andar, ver o movimento da rua...

Cada andar tem um tema, um autor, uma pintura... Lindo!


Dizem que Santo Antônio também é o santo da saúde. Abençoado seja! Obrigada!


Nenhum comentário: