quinta-feira, 18 de julho de 2013

Frutos que florescem

Fui convidada pelo Secretário de Educação de Canoas, Eliezer Pacheco, a visitar seu Gabinete na tarde de ontem, quando ele me anunciou o lançamento para muito em breve do projeto de Equoterapia em nossa cidade, disponível sem custo, para crianças da rede municipal de ensino e que tenham indicativo para tal tratamento. E ele me garantiu que a primeira vaga é do Caio!

Em reunião com o Secretário de Educação de Canoas, Eliezer Pacheco - 17/07/2013
O projeto, em caráter experimental é exatamente o mesmo que há quase 3 anos, levei pessoalmente a conhecimento do prefeito Jairo Jorge, em Audiência com ele em seu Gabinete. Três anos. Mas, sabendo que estão tentando realizar, está valendo a pena. Não estou querendo aqui, colher os louros da "maternidade" do projeto. Mas é bom saber que, de alguma forma, sou um grão de areia neste caminho que começa a ser trilhado. Que aconteça! Que germine e floresça! Será um grande avanço em termos de saúde, de inclusão, de cidadania. 

Em Audiência com o Prefeito Jairo Jorge, solicitando estudo de viabilidade
para a implantação de equoterapia em nossa cidade - 06/09/2010


A equoterapia faz parte do pacote Educação Mais Inclusiva, anunciado também ontem, pela SME. Nele estão contemplados veículos adaptados de última geração para atender os alunos da rede municipal; a retomada da Cãoterapia; a implantação da Equoterapia; instalação de uma Central de Intérpretes, cujo atendimento não será específico à Secretaria Municipal de Educação, mas a todos os serviços públicos; pontuação no concurso público para aquele professor que seja intérprete de libras, tenha formação específica em educação inclusiva e/ou especial; disponibilização de link no site da Prefeitura de Canoas para uma página acessível às pessoas com deficiência, com o uso de programas de voz; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial para Surdos Vitória, passará a ser escola bilíngue a partir do próximo ano letivo, com a admissão de crianças sem deficiência e a criação do Fórum de Inclusão, onde as sete entidades que trabalham com as crianças e jovens com deficiência e que têm contrato com a Prefeitura, universidades, Ceia e Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção em Braille (NAPPB) irão se reunir para debater os assuntos relacionados ao tema. A intenção é realizar o primeiro encontro do grupo na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. A proposta está em fase de construção do Regimento Interno.

Amo minha cidade. Nasci aqui e para aqui sempre quis retornar, coisa que fiz, após 28 anos morando em Porto Alegre. Fico feliz ao ver seu crescimento, não só econômico, industrial, mas do ponto de vista humano. Todas essas notícias me fazem ter mais certeza ainda do valor desta terra. É meu sonho e sigo atrás dele: tornar nossa Canoas exemplo para o Brasil, de acessibilidade e inclusão, com todo o amparo do poder público.

O dia de ontem me fez ver quão certo é o pensamento que diz: Seja a Mudança que você quer ver! Eu não sou a responsável por tudo isso que está acontecendo. Nem tenho esta pretensão. Mas sou parte. Porque sonho. Porque luto. Porque tento abrir os olhos de quem não conhece de perto este universo - o de ter um deficiente em suas relações, em sua família e todas as suas necessidades de reabilitação, inclusão social. Porque tento semear. E é muito lindo poder assistir o florescer de lindos frutos.

Nenhum comentário: