quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Missão e Propósito: quais os teus?

Em meu processo de Coaching, “travei” em escrever sobre minha Missão e Propósito acerca do meu objetivo traçado. Confessei para minha Coach que é uma tarefa bastante difícil. Viajando em meus pensamentos, meu objetivo dentre desse estudo é alcançar um determinado status pessoal e profissional que me traga realização. E sendo realizada, serei feliz. Logo, acho que o desafio é pensar quais os caminhos que podem nos conduzir mais efetivamente à almejada felicidade.

O dicionário trata ambas como praticamente sinônimos. Missão é uma tarefa, uma incumbência, uma obrigação, um propósito. Propósito, por sua vez, é a intenção, projeto, objetivo. Na folha do meu exercício de Coaching, a frase: Missão é um propósito que atrai a pessoa para a vida.

Confabulando a respeito, a distinção que faço é que minha missão é aquilo que estou destinada ou determinada a fazer; o propósito é qual o sentido disso tudo.

Eu diria que minha missão é ajudar as pessoas. Sim. Pode parecer até prepotente de minha parte. Mas é isso que gosto, quero e acho que sei fazer. É o que procuro fazer no meu trabalho, orientando pessoas sobre seus direitos, especialmente famílias com filhos deficientes ou alguma necessidade especial. É o que faço quando sou procurada para um atendimento em reiki ou tarô ou quando realizo meu trabalho espiritual. Tornou-se um caminho natural aqui no blog, quando compartilhei minhas experiências. É o que me gratifica quando dou minhas palestras.

E sabe, vou te contar uma coisa. Eu quero te ajudar. Eu, que sofri um sentimento de abandono na infância, bulling, fui vítima de violência doméstica, tive depressão profunda e um filho com deficiência por erro médico. Eu que passei grande parte da minha vida achando que era uma coitadinha, uma sofredora.

Pois eu virei o jogo. Entendi e decidi que de coitadinha não tenho nada. E que minha vida corre por minhas mãos. Me coube tomar-lhe as rédeas. É isso que tento mostrar com minha vida. Dá pra virar o jogo. Dá pra mudar, crescer, transmutar, vencer. Um dia de cada vez. Mas dá. Falo de atitudes, de pensamento, mas na prática. Pense, queira e faça acontecer.

Então, descubro que este é o meu propósito. Fazer diferente. E, quiçá, fazer diferença na vida de alguém. Quando minha orientação a uma família mostra como conseguir algum direito garantido em lei para sua criança e isso lhe traz alento. Quando meu atendimento holístico devolve esperança a alguém que está se sentindo desorientado. Quando alguém lê minhas palavras e me agradece porque a mensagem a sensibilizou. Quando recebo um abraço de gratidão após cada palestra. Quando toco o coração do outro. E o meu bate mais forte por isso.


Missão e propósito não precisam ser, necessariamente, grandiosos materialmente, ou facilmente quantificados ao olhar dos outros. Basta que te motivem a acordar todo dia e arregaçar as mangas com vontade. Que te deixe com aquele brilho inconfundível no olho. Que te recarregue com vontade de fazer mais e mais. Eu acho que encontrei os meus.


Nenhum comentário: