quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Melhores dias, piores dias

Ontem completei dois anos da minha primeira formação em Reiki. Seu princípio básico diz: Só por hoje. Principalmente naqueles dias mais difíceis, quando nos sentimos sem coragem ou forças para seguir. Que saibamos e nos permitamos, afinal é "só por hoje". O amanhã sempre pode nos reservar novidades. Mas que quando formos esplendorosamente felizes também saibamos que é só por hoje, para que não criemos a soberba da felicidade, pois ela é uma conquista diária. 

Meus amigos, alguns leitores do blog, generosamente dizem que sou um exemplo de bom humor e positividade, apesar de minhas dificuldades. Primeiro que gosto de esclarecer: a deficiência de meu filho é apenas uma faceta dos desafios que vim enfrentar nessa existência. Apenas, talvez, a mais visível. Mas, tudo bem, tudo o que me veio foi para que eu estivesse aqui hoje. E não, não sou sempre positiva. Tenho meus piores dias, como todo mundo. Tenho minhas bads e por vezes choro junto a meu travesseiro. Me permito. Só por hoje. Mas essa não é a minha escolha de vida. E é disso que, sim, se eu pudesse, aceitaria ser exemplo: de que sempre dá pra virar o jogo, de que é tudo com a gente. 

A felicidade e a positividade são exercícios mais árduos do que a infelicidade. Muito mais simples, chorar sentado num cantinho, reclamando das injustiças do destino. Sei bem. Muito já fiz disso. Ser feliz de verdade, apesar de, é para os fortes. É olhar tudo o que também não está bom em nossas vidas e transmutar em combustível para, então, sair daquele lugar. Ou, por vezes, olhar, sentir as dores e acatá-las, com amorosidade e respeito, pois talvez seja o melhor que conseguimos fazer... Nem que seja só por hoje.


Que saibamos que a vida é isso: cair e levantar, sorrir e chorar, luz e sombra. Mas fica muito mais fácil quando a gente enfrenta nossas batalhas com um sorriso no rosto. Periga a gente se acostumar e conseguir todo dia, encontrar mais motivos para agradecer do que para lamentar. E fazer os melhores dias ganharem dos piores. Só por hoje. Só por amanhã. E por todo dia que pudermos. 

Nenhum comentário: