domingo, 30 de abril de 2017

Qual é a tua palavra?

No filme Comer, Rezar, Amar, a personagem interpretada pela atriz Julia Roberts, em viagem com amigos, está em busca da “sua palavra”. Segundo a brincadeira entre eles, cada cidade e pessoa pode ser definida por uma palavra. A personagem de Julia não tinha a sua palavra. Na verdade, o filme versa sobre uma viagem mais profunda e menos visível: a do autoconhecimento. 

O filme muito me tocou, pois retrata essa fase especial de minha vida. A ressignificação da minha relação com a comida, a busca do fortalecimento da espiritualidade e o desejo de seguir acreditando no amor, apesar de um histórico de decepção. Estou viajando para dentro de mim, para refletir sobre esses aspectos tão fundamentais de quem sou ou quem quero ser. O filme me instigou ainda mais a buscar: qual é a minha palavra?


Instintivamente, pensei na palavra coragem. Que coragem é necessária para investir no autoconhecimento. E como o Universo é fantástico, lembrei de um recente workshop que participei, sobre Programação Neurolinguística . Numa das atividades, eu tinha que listar aquelas que considerava as 5 principais conquistas da minha vida. Em seguida, relacionar os 5 valores mais importantes pra mim. E por fim, relacionar as conquistas com os valores. Pois EM TODAS as conquistas, eu fiz uso da CORAGEM.

Essa redescoberta, a tomada de consciência do quão já fui corajosa em minha vida e continuo sendo, me foi incentivadora. Ao mesmo tempo, reforça a responsabilidade: é tudo comigo! Sou eu a única responsável por tudo que conquistei até hoje, pelo que ainda vou conquistar.

A “nossa palavra” é um valor, uma característica que nos define. Quem somos. Como reagimos. Qual o nosso caminho. Inspirada pelo filme – agora, vou ler o livro -, acredito que conhecer nossa palavra é conhecer o segredo de lidar com os dissabores da vida e desfrutar de suas delícias. 

Para a semana que vai começar, desejo que tu te permitas fazer essa incrível viagem para dentro de ti. Acessa tuas memórias, ouve teus sentimentos. E que possas encontrar a tua palavra, aquela que vai te guiar rumo aos caminhos mais felizes e de realização. E daí, qualquer lugar do mundo, será teu.

Linda semana!
Um beijo,
Cláudia

Nenhum comentário: