domingo, 11 de junho de 2017

5 atitudes para virar o jogo: Conversão

Hoje chegamos à quarta atitude para virar o jogo. Acredito que é uma das mais importantes, ainda que fruto da soma das atitudes anteriores. A CONVERSÃO. Que nada mais é do que nossa capacidade de transmutar; transformar uma coisa em outra. Alterar um caminho, sentido, direção. A conversão é essencial para aqueles momentos em que nos deparamos com as dificuldades e os sentimentos aflorados por elas podem nos fazer pôr todo nosso planejamento por água abaixo.

Quando algo não sai como o esperado, quando nos frustramos , é natural acionarmos os sentimentos instintivos de raiva ou tristeza. O problema é que eles costumam nos conduzir a atitudes prejudiciais, ao outro, mas principalmente a nós mesmos. No afã de sairmos desses sentimentos, buscamos a compensação; seja em ações de vingança ou de indenização ao mal estar sentido. O que invariavelmente, depois, nos traz arrependimento.




Uns dias atrás, eu mesma experimentei uma grande frustração e consequente tristeza. E meu primeiro impulso para não sentir ou mascarar momentaneamente essa dor foi me permitir um prazer instantâneo. Pensei em comer doces ou até mesmo beber um pouco de refrigerante – hábito que aboli neste ano. Por sorte, travei antes. Minha racionalidade gritou: “Pera aí. Além de triste pelo o que outro te fez, tu vai te sabotar ainda mais, te afastando de teu objetivo de emagrecer e ter uma vida saudável?” Ufa! Bendita razão me fazendo aterrisar. O que fiz então? Fui pra academia e canalizei toda a energia negativa em prol de mim mesma, convertendo-a para o meu bem. Coloquei peso extra em todos os aparelhos e fiz meus exercícios movida pela força de quem queria superar aqueles sentimentos ruins. No final, saí feliz comigo; pela sábia escolha e por ter vencido limites da minha mente e corpo. O que o outro fez de errado comigo? Problema, escolha e caminhada dele! Ou seja, eu transmutei, eu converti o mal que me fizeram para o meu próprio bem.

Quando queremos virar o jogo, mudar de vida, as provas serão árduas e por diversas vezes encontraremos obstáculos. Eu vejo isso como uma prova de Deus ou do Universo com a gente mesmo: É isso que tu desejas? Estás certa disso? Converter a força de experiências negativas em atitudes construtivas eleva nosso autoconhecimento, autoestima e nos aproxima cada vez mais de nossos objetivos de vida. 


Pedras podem virar preciosos diamantes. Esse é meu desejo e meu convite para essa nova semana que vai começar. 

Um beijo,
Cláudia

Nenhum comentário: