domingo, 4 de junho de 2017

5 atitudes para virar o jogo - Positividade

Certo. Tu queres mudar os rumos da tua vida. Já ACEITOU essa necessidade e começou a PLANEJAR como torná-la efetiva. E agora? A terceira atitude para virar o jogo (a primeira e a segunda estão disponíveis aqui e aqui), parece óbvia, mas é uma das mais difíceis delas. Manter o PENSAMENTO POSITIVO. E calma, não vem me olhar torto. Dispa-te dos teus preconceitos.

Pensar positivo não tem nada de esoterismo. É atitude prática e árduo exercício para quem se determina a chegar aonde deseja. Quando pensamos positivo, ativamos um mecanismo cerebral que aciona em nossos neurotransmissores mensagens de motivação, capacidade e realização, as quais alimentam nosso cérebro. É fato: pessoas negativas, desmotivadas e que não acreditam em si, não têm como conquistar nada.

Teóricos da física quântica, da psicologia e neurolinguistas defendem que o pensamento positivo aumenta nossa criatividade, aprendizado e memória. Estudos médicos indicam que pessoas positivas têm melhor saúde física e mental, sofrem menos de stress. O pensamento positivo não age sozinho, mas tem a capacidade de impulsionar nosso comportamento. No entanto repito: é um exercício diário que se aprende. Nos piores dias, é desafiador manter o otimismo. Mas certamente olhar com descrédito para nossa vida, não nos fará sair de uma situação ruim.


Na minha palestra para famílias com crianças com deficiência, onde partilho de minha experiência, a positividade tem lugar de destaque. De tudo que já vivi, acredito piamente que ver a metade cheia do copo é a chave para a gente saborear o melhor da vida. Durante anos eu vivi no padrão do vitimismo, de que só me aconteciam coisas ruins. Quando mudei essa percepção e comecei a valorar as coisas boas, passei a entender que nenhum de nós é vítima. Somos todos autores de nossa própria história. Se certamente existem os desafios, mais certo ainda é que podemos sempre escolher como reagir a eles. Temos essa escolha, esse poder. Tomar essa consciência é transformador. Sim, tu podes tudo. Principalmente escolher como levar a própria vida – e para onde. Um dia, adolescente ainda, li uma frase que me marcou e hoje me guia: é muito mais generoso rir do que chorar.  

Para a semana que está começando, desejo que tu consigas genuinamente ver o melhor de cada situação vivida e imprimir o teu riso o máximo possível. Não há virada de mesa mais gratificante.

Um beijo.

Cláudia

Nenhum comentário: